segunda-feira, 23 de junho de 2008

Maringá e a Imigração japonesa,a excessiva "cordialidade"







É curioso como a prefeitura deu tanta prioridade á chegada do Princice Nahurito em nossa cidade,principalmente pela construção do megalomaníaco Parque do Japão,do qual á prefeitura vai destinar 10 milhões de reias (pasmem!) pra sua construção,dinheiro de impostos públicos que nos pagamos diga-se de passagem,e convenhamos o parque em si tem uma importância apenas contemplatória e simbólica pra nossa região,na prática se formos falar em benefícios reias pra nossa cidade fica inexpressivo.



Com certeza reconheço a importância da colonização japonesa pra construção e pra história da nossa cidade,bem como as comemorações e reconhecimentos que devem ser merecidamente prestados (longe de mim querer ser "du contra" ou rebelde sem causa),nem pretendo pregar uma certa antipatia ou intolerância frente á outors países,no entanto vejo um certo exagero nesse exacerbada reverência,fato que com certeza não se repete no Japão onde ouvimos constantemente os relatos de humilhações e preconceitos que os brasileiros "dekaseguis" sofrem no Oriente, com certeza não temos o mesmo glamour que oferecemos aos imigrantes e visitantes nipônicos..Como já disse Sérgio Buarque de Hollanda,eis o geito braisleiro de ser demasiadamente "cordial",ficando sempre em segundo plano na história,prática que se reconstrói dia a dia..

2 comentários:

Luiz Modesto disse...

Fala, meu caro.
Gostei do blog.
O mais legal dessas coisas é ter coragem de "expôr a figura", dar as idéias à tapa...
Abraço.

Luiz Renato disse...

Pois é Joel este é só mais um quesito a ser levado em consideração nesta premissa absurda educadamente tratada como "obras de acelaração de crescimento" besteira... sabemos muito bem que tudo não passa de marketing político pra as mais recentes eleições... to contigo meu amigo ...