quinta-feira, 19 de junho de 2008

Identidade maringaense-Universal e singular


Esses dias estava pensando como nossa cidade ainda preserva vários aspectos da cultura caipira,por mais que queiram negar isso os que entusiastas da metrópole,terceira potência do estado com molde europeu, como dizem por aí.Contudo a influêcia do interiooor paulista é explícita,a começar pelo sotaque que sempre enfatiza o "or" "ar", "caaarne","nooormal" , paranaense alá Grazi Massafera.

Outro aspecto herdado é a música sertaneja,insaciávelmente ouvida em nossa cidade,principalmente depois da explosão do fenômeno universitário,sem falar dos jovens trajados como autênticos cowboys americanos ( homem vaca?! ),incorporando o esteriótipo do "vaqueiro pós-moderno", não somente em suas indumentárias mas em seus modos de conduta, corriqueiramente encontrados aos redores da Uem,com as festas noite á fora e a boemia sem fim.

E o que não podia faltar é a vínculo com os times de São Paulo,é curioso como um estado que tem três times de futebol projetados á nivel nacional importa modelos paulistas, sendo que santistas,são paulinos,corintianos (ninguem é perfeito) e palmerenses formam a base do torcedor maringaense. Normal,ou melhor,nooormal,já que o norte do Paraná é fruto de uma intensa colonização paulista,além de outros aspectos que fazem a manutenção dessa influência(migração por motivo de estudo ou econômico .. ) nos moldando nessa miscigenação interestadual,bem como o sul paranaense bem mais influenciado pelo Rio Grande e Santa Catarina (estilo Bozena, "Lá em Pato Branco" rsrs)..

Talvez essa seja graça de sermos seres sociais,múltiplos de várias composições e influências,ligados pelo que chamamos de cultura,nos tornando universais e ao mesmo tempo singulares..Que bom se na prática fosse tão harmônica e integrada essa síntese de várias determinações..Do caipira ao new wave punk,do budista ao muçumano...E do mundo sem fronteiras que um dia Lennon gritou aos quatro cantos do mundo..

Nenhum comentário: